Blog InternetSat

Fique por dentro das novidades.

Companhia de energia Eneva contrata InternetSAT para garantir alta conectividade em poços de exploração de gás no Maranhão
Solução reduziu de 3 dias para 2 horas o tempo de ativação da infraestrutura de conectividade nas operações de exploração de gás da Eneva.

A Eneva, uma companhia brasileira integrada de energia, com negócios complementares de exploração e produção de gás e geração de energia, contratou a InternetSAT para melhorar a conectividade via satélite de suas operações de sonda nos poços do interior do Maranhão a partir de novas unidades móveis de conectividade (UMC), visando garantir o acesso em alta disponibilidade para toda a operação da sonda terrestre (onshore).


A operação enfrentava muitas dificuldades durante a instalação e movimentação das sondas, desde a estrutura física, link de Internet insuficiente, localização de difícil acesso, entre outros desafios. Segundo Daniel Vaz, Head de TI da Eneva, a operação envolve serviços especializados de geologia (coleta e análise de dados sísmicos no subsolo para entender as oportunidades de gás) e de engenharia para funcionar, o que demanda uma infraestrutura robusta e resiliente de TI. “A conectividade via satélite faz parte deste conjunto de requisitos para a comunicação entre os poços de exploração, o centro de operação no Rio de Janeiro e os familiares de toda equipe, uma vez que, com o trabalho remoto, todos ficam praticamente isolados nestas regiões”, conta ele.


Um dos maiores problemas apontados por Vaz era o deslocamento da sonda de perfuração para várias regiões da bacia de Parnaíba, no Maranhão “Existiam alguns problemas no processo de DTM (Desmontagem, Transporte e Montagem) da sonda, que impactavam no bom andamento da operação, tais como: links de comunicação insuficientes, instáveis e de alto custo, equipamentos eram desmontados e acomodados em locais inapropriados para serem montados novamente nos novos locais de operação, cabeamentos eram refeitos em todas as DTMs e isso tudo causava insatisfação dos usuários, equipe de TI sobrecarregada e tempo de montagem muito elevado” “Então, pensamos em uma nova solução para prover a conectividade necessária para as operações, encapsulando toda a infra de conectividade em um container e que pudesse ser movimentado mais facilmente. Em uma conversa com colegas de um grupo de CIOs nos foi indicada a InternetSAT, que aceitou o desafio e apresentou um projeto que atendeu às nossas iniciais expectativas”, revelou o executivo.


Além de oferecer uma conectividade melhor, com mais velocidade e estabilidade, – com uma antena menor – segundo Vaz, a InternetSAT projetou um container e criou uma UMC (Unidade Móvel de Conectividade) mais ajustada às nossas expectativas, e que pudesse ser mais facilmente transportada. “Ao final, com a instalação da UMC no projeto com a InternetSAT, os problemas foram resolvidos e o processo de DTM, que antes demorava de dois a três dias, hoje acontece em poucas horas. Além disso, com o novo satélite da InternetSAT, o problema de link foi solucionado. Mais que isso, a própria redundância necessária é garantida também pela operadora”, afirma ele.


Quais outros os benefícios da UMC?


De acordo com Daniel Vaz, não há mais a necessidade do compartilhamento do container da operação para armazenamento da infraestrutura, e os equipamentos não precisam ser desmontados do rack para serem transportados e montados novamente na nova localidade. A fixação e alinhamento da antena com o satélite ficaram mais rápidos e simples. A UMC é energizada por gerador e conta com a contingência dos painéis solares para manter as baterias carregadas. “Além disso, temos maior estabilidade da conexão com nova tecnologia de satélite e maior velocidade”, releva ele. “Muito importante”, destaca ele: “as equipes não precisam ficar de plantão para contingências que aconteciam antes e, agora, os ganhos são realmente elevados. Estamos tratando este projeto como sendo a versão 1.0. Novas melhorias já estão sendo projetadas a partir do aprendizado com esta experiência para a criação da segunda unidade já encomenda”, afirma


InternetSat® é uma marca comercial e marca registrada. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas registradas pertencem a seus respectivos proprietários.


©2024 InternetSat. Todos os direitos reservados.


Por INTERNET SAT 26 de fevereiro de 2025
Comunicação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): Mais uma solução Internet Sat
Por INTERNET SAT 25 de fevereiro de 2025
Cibersegurança: Empresa que atua no segmento de geração de energia renovável consolida infraestrutura de redes de TI e TO com a Internet Sat utilizando tecnologia Fortinet.
Por INTERNET SAT 13 de maio de 2024
Brasil registra 60 bilhões de investidas de ataques digitais no ano de 2023
Por INTERNET SAT 5 de janeiro de 2024
Como ajudamos uma das maiores operadoras de rede terrestre do país a construir uma rede complementar via satélite de alta disponibilidade para seus clientes.
Por INTERNET SAT 21 de dezembro de 2023
Comunicação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): Mais uma solução Internet Sat
Por INTERNET SAT 27 de novembro de 2023
InternetSat completa 10 anos de história
Por INTERNET SAT 8 de novembro de 2023
InternetSat é escolhida para conectar 45 Usinas Solares em 16 Estados do Brasil
Por INTERNET SAT 19 de maio de 2023
Quais são os diferentes tipos de satélites artificiais que existem?
Por Da Redação 27 de outubro de 2020
Até 30 de julho, a InternetSAT oferece um plano de apoio às atividades empresariais durante a pandemia Covid-19 e que inclui a carência de 6 meses para pagamento da primeira mensalidade na contratação de serviços de conectividade via satélite e IP dedicado de fibra óptica. O benefício inclui a possibilidade de serviços customizados e flexibilidade contratual de acordo com as necessidades de cada empresa, incluindo Cloud PABX, pacotes de escritório e colaboração (Office 365 e GSuite), monitoramento e proteção eletrônica CFTV. A operadora oferece serviços de conectividade em Satélite, Fibra óptica e de Gestão de TI em todo o território nacional e mantém acordos com provedores regionais (ISPs) para garantir a entrega de conectividade em localidades remotas e operações críticas da economia, tais como Agronegócio, Energia, Mineração, Varejo, entre outras. A iniciativa reforça as ações da empresa em apoio ao combate à pandemia da COVID-19, que afetou drasticamente atividades econômicas vitais para a sociedade e a sobrevivência de muitas empresas, que tiveram o fluxo de caixa prejudicado. “Nosso objetivo é facilitar a contratação de um serviço essencial que permite manter o funcionamento dos negócios em condições de atender à população. As empresas também poderão contratar serviços de redundância para reforçar a sua infraestrutura de TI e Telecom já existente, garantindo a alta disponibilidade da conectividade para todos os negócios”, diz Gilmar Souza, Gerente de Negócios da operadora. A InternetSAT reforçou seu plano de atendimento e suporte tempo integral, 24/7, para suprir às demandas das empresas por conectividade necessária – satélite e fibra óptica – para o funcionamento de suas atividades durante o período de isolamento social para o combate ao novo coronavírus.
Por Da Redação 27 de outubro de 2020
O Grupo InternetSAT passou a usar a tecnologia FDDI (Fiber-Distributed Data Interface) nos produtos Fibra Business para conexão corporativa com elevada capacidade de transmissão de diferentes tipos e fluxos de dados (voz, imagem, texto) em redes locais.A velocidade pode chegar a 200 Mbps, com conexões de até 200 quilômetros e até 1 mil estações de trabalho, ideal para empresas com grandes áreas operacionais. O Fibra Business com FDDI cria um backbone (rede de transporte de dados) a partir de uma arquitetura de rede homogênea baseada em anéis de fibra óptica e conecta grandes ambientes de trabalho, tais como prédios comerciais, hospitais, campi universitários, de pesquisa, aeroportos, além de plantas industriais e centros de distribuição e logística. A uniformidade da rede criada pela rede de anéis facilita a manutenção e suporte, alta velocidade e estabilidade com conectividade contínua. No caso das pequenas empresas, em pequenos espaços, a tecnologia oferece a mesma qualidade de conectividade, sem perda de pacote de dados. O objetivo do Grupo InternetSAT, é garantir às empresas maior capacidade de conectividade em alta velocidade cabeada com velocidade aumentada e contínua. O Fibra Business com FDDI inclui Internet dedicada em fibra óptica, Cloud PABX, pacotes de escritório e colaboração (Office 365 e GSuite), monitoramento e proteção eletrônica CFTV, além de contratos flexíveis e carência de até 6 meses para início do pagamento para adesões realizadas até 31 de agosto). O serviço opera em rede proprietária, independente das operadoras tradicionais, com alta velocidade e disponibilidade, com IP dedicado.
Mais Posts